Índice do Fórum Digitat - Digital Habitat - Domótica HTPC Media Center EIB
Duvida sobre instabus | Registre-se para enviar mensagens |
| Resposta | Novas primeiro | Tópico anterior | Proximo Tópico | Fim da página |
| Enviado por | Thread |
|---|---|
| aralmeida | Submetido a: 18/11/2008 21:43 |
Just popping in ![]() Membro desde: 18/11/2008 De: Mensagens: 1 |
Duvida sobre instabus Boa noite,
o forum tem andado parado mas vale sempre a pena perguntar. Estou para começar a "domotizar" a casa, até aqui só tenho visto x10 e já tenho uma solução preparada, falta apenas encomendar...MAS ...EIB não para de me bater na cabeça. Infelizmente a informação sobre o mesmo é dificil de encontrar, pergunto mesmo os "donos" não vêm que uma das forças do x10 é a quantidade de informação a circular...mas adiante... Deparei-me com informação da siemens em que este instabus do título (não percebo porque não se chama EIB ou assim, mas como digo de EIB não percebo nada ainda...) é descrito como sendo também destinado a renovações e sem passar novos cabos.... Portanto além daquelas soluções "complicadas" que tenho visto com quadros enormes separados do eléctrico com n módulos, talvez seja possível uma solução "à la" x10. Isto é, nas tomadas existentes e botoneiras existentes, instalar algo semelhante aos micro-módulos X10 (Xanura, etc), e provavelmente apenas um ou dois módulos no quadro eléctrico....tipo a fonte de alimentação e mais qualquer coisa (relógio), sendo que os módulos locais teriam a vantagem de saberem e guardarem as interacções pretendidas não sendo assim preciso ter um PC ligado como me têm dito no X10. Alguém me sabe explicar melhor isto do instabus, siemens, soluções deste género (sem cablagem "separada"). Obrigado. |
| Viseu | Submetido a: 23/12/2008 16:21 |
Just popping in ![]() Membro desde: 03/3/2006 De: Mensagens: 18 |
Re: Duvida sobre instabus Olá!
A primeira abordagem ao "instabus" é em www.knx.org |
| LRNM26537 | Submetido a: 08/01/2009 10:27 |
Just popping in ![]() Membro desde: 28/2/2008 De: Mensagens: 3 |
Re: Duvida sobre instabus Bom dia,
O Instabus é um Bus de comunicação de base EIB / KNX que tanto pode funcionar através de ligações a cabo como em modo wireless. A Siemens (peço desculpa pela publicidade) tem ambos os sistemas, daí que diga que é uma solução a ter em conta tanto para novos edifícios como para renovações. Se optar por um sistema a cabo decerto que fica com um quadro técnico algo volumoso na garagem ou na arrecadação. Se escolher o sistema wireless o principio de funcionamento é o mesmo, com a inteligência do sistema distribuida pelos diversos interruptores espalhados ao longo da habitação. Num sistema wireless é necessário acrescentar uma gateway wireless / wired para que se possa aceder ao sistema por PC (quer seja local ou remotamente através da internet). Pode ainda aceder ao sistema localmente através do painel táctil que serve também como ponto de acesso do sistema através da net. No caso de um sistema wireless instabus a grande vantagem é não ser necessário um quadro técnico de dimensões consideráveis mesmo para uma habitação "normal" (tipicamente 3 ou 4 assoalhadas). A desvantagem poderá ser o preço dos equipamentos ser um pouco superior aos equipamentos a cabo. Espero ter ajudado e qualquer dúvida estarei sempre disponível. Melhores cumprimentos LRNM |
| Resposta | Novas primeiro | Tópico anterior | Proximo Tópico | Topo |
| Registre-se para enviar mensagens | |